A Caça (2012)

A Caça (2012)

O dinamarquês “A Caça”, de Thomas Vinterberg, é daqueles filmes que, quando terminam, os espectadores ainda ficam algum tempo sentados na poltrona do cinema, de certa forma extasiados pela história e atuação impecável e envolvente de todo o elenco. É uma obra-prima!

Mads Mikkelsen é Lucas, um simpático professor de jardim de infância em uma cidade pequena, que tenta reconstruir sua vida depois da separação e de um período desempregado. Recém admitido na creche, ele mantém uma relação carinhosa com as crianças e uma rotina de alegres reuniões com amigos de longa data.

O problema é quando Klara (Annika Wedderkopp), uma de suas alunas e filha do seu melhor amigo, diz à diretora da creche que viu o “pipi” do professor (a menina, de 5 anos, é de uma sensibilidade incrível e dá vida a uma personagem difícil de forma cativante). A partir daí, o que se vê é um caso aterrorizante de assassinato de reputação, similar ao que testemunhamos na década de 90 com a Escola Base, em São Paulo. É impossível não associar um caso ao outro.

A vida de Lucas é arruinada de forma inapelável: ele perde o emprego, a namorada e todos os amigos – com exceção de um. O professor passa por um linchamento físico e moral e a tensão, quadro a quadro, mantém o espectador sem piscar. A atuação de Mads Mikkelsen, no papel principal, é primorosa e nos passa um sofrimento de dar dó, fazendo-nos refletir profundamente sobre como uma condenação ou um julgamento precipitado pode arruinar para sempre a vida de uma pessoa de bem. É assustador.

Enfim, em março, já é possível afirmar sem pestanejar: “A Caça” é um dos melhores filmes de 2013. Imperdível.

Confira o trailer:

Ficha Técnica:

Jagten (Dinamarca, 2012)
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Thomas Vinterberg
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp, Lasse Fogelstrøm, Susse Wold, Anne Louise Hassing, Lars Ranthe, Alexandra Rapaport, Ole Dupont

 

Compartilhe:

Autor

Philipe Deschamps

Philipe Deschamps

não tem carteirinha de estudante. Foi ao cinema no sábado, pagou R$ 25,00 e saiu achando barato.