Chef (2014)

Chef (2014)

Sabe aquele filme simpático? Pois este é um adjetivo que define muito bem este belo trabalho de Jon Favreau, ator, diretor e roteirista que dirigiu, entre outros, “Homem de Ferro” 1 e 2, mas tem sua origem no cinema independente norte-americano.

Em “Chef” (EUA, 2014), ele deixa de lado os blockbusters e volta ao início da carreira ao escrever, dirigir e ainda atuar neste delicioso “road movie” gastronômico, recuperando a liberdade que certamente lhe faz falta quando esta à frente de uma franquia como “Homem de Ferro”.

Aqui, Jon Favreau é Carl Casper, chef de um restaurante cujo dono (interpretado por Dustin Hoffman) não lhe permite grandes inovações no cardápio. A “mesmice” acaba lhe rendendo uma terrível avaliação de um dos mais famosos críticos gastronômicos do país (Oliver Platt). Em uma das aparições do jornalista no restaurante, o chef acaba perdendo controle e é demitido.

Ajudado por sua ex-mulher (Sofia Vergara) e pelo primeiro marido dela (Robert Downey Jr), Carl Casper compra um trailer, o transforma em um “restaurante cubano” sobre rodas e segue passeando por Miami, fazendo sucesso com uma comida mais simples (pra lá de gordurosa) e bem mais barata da que preparava com toda pompa no restaurante. Sempre ladeado pelo filho pequeno e por seu ajudante (John Leguizamo), Casper reencontra no caminho o prazer de cozinhar e, de quebra, reconquista a cumplicidade e a relação com um filho carente da atenção do pai.

As presenças de Dustin Hoffman, Sofia Vergara, Robert Downey Jr e ainda Scarlett Johansson – que, linda como sempre, mas agora de cabelos pretos faz o papel de uma sommelier – dão ainda mais charme ao filme. O filho de Casper é interpretado pelo carismático Emjay Anthony, de 11 anos, que nos encanta com sua naturalidade e maturidade.

Jon Favreau está ótimo no papel título e, como diretor, nos brinda com imagens da preparação dos pratos que nos deixam com água na boca (recomenda-se ir ao cinema de barriga cheia). Por fim, a trilha sonora, absolutamente latina, se encaixa de forma perfeita no clima do filme, que nos leva a uma simpática viagem gastronômica sem arrependimentos.

Compartilhe:

Autor

Philipe Deschamps

Philipe Deschamps

é jornalista, comentarista de esportes e cinema, e tem uma coluna de cinema no programa Arte Clube da Rádio MEC-RJ.