A Grande Aposta (2015)

A Grande Aposta (2015)

A Grande Aposta (The Big Short) é um filme dirigido por Adam McKay baseado no livro de Michael Lewis, que retrata a crise financeira imobiliária dos Estados Unidos em 2007-2008. Estrelado por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, o longa aborda um tema complexo mas é altamente didático se você não compreende com clareza o tema.

Sinopse (Via Wikipedia)
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

O primeiro ato do filme é impressionante, somos introduzidos ao plot e aos personagens, que também são inseridos muito natural e compassadamente. Nenhum personagem é muito desenvolvido, até porque o filme é sobre a falência imobiliária americana, mas ainda sim, desenvolve o necessário para que você compre a história.

O ritmo da narrativa é empolgante e crescente, exceto um pouco antes do ato final, o filme peca um pouco no ritmo, mas é totalmente compreensível devido a história, já que é baseada em fatos reais. Palmas para a direção de Adam McKay, que conseguiu de uma forma divertida, nos ensinar um pouco sobre todos os assuntos abordados no filme. A quebra da quarta parede é usada frequentemente mas não fica cansativa, pois, são inseridos muitos outros elementos para nos situar naquele universo e também naquele tempo.

A Grande Aposta é mais um daqueles filmes de grande elenco, grandes atuações e com muitas indicações ao Oscar, 5 no total. Totalmente merecidas já que é basicamente uma competição para ver quem atua melhor. Apesar do excelente trabalho de Christian Bale (foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel, mas,  já estamos acostumados com suas atuações peculiares), o destaque maior foi para Steve Carell que vive o dono de uma corretora, que enfrenta alguns problemas pessoais que são levemente explorados durante a trama. Acredito que seja o único personagem que você acaba realmente se importando.

Não acredito que vou me lembrar desse filme dentro de alguns meses, pois, não existe um aprofundamento de personagens ou uma conexão emocional com o público, mesmo diante da tamanha catástrofe econômica apresentada. Acredito que essa nunca foi a proposta, apenas contar uma história de uma forma boa e interessante. Enfim, não sei se merece o Oscar de melhor filme, pois, está concorrendo com alguns outros que na minha opinião são melhores, mas, definitivamente merece as 5 indicações que teve. E vocês, o que acharam? Interaja com a gente nos comentários do post!

Compartilhe:

Autor

Felipe Xavier

Felipe Xavier

só não deu 5 caesars por não entender completamente o que eram as CDOs.