GTA V

GTA V

Estamos diante do jogo do ano e um dos melhores de todos os tempos. GTA 5 chega após 5 anos de trabalho da  Rockstar Games e um investimento de 266 milhões de dólares, o maior da história dos games,  rendendo 1 bilhão de dólares em seus 3 primeiros dias de vendas, recorde e sucesso absoluto.

Falando-se do game, sem contar os gráficos maravilhosos e sua beleza, não se sabe por onde começar, são tantas novidades e diversidades que tornam o jogo extremamente surpreendente. O primeiro e mais inovador dos novos elementos é a campanha que é vivida por 3 personagens protagonistas diferentes e ambos são jogáveis durante todo o game. Eles são Trevor, um caipira totalmente maluco; Franklin, um maconheiro muito doidão; Michael, um pai de família que pode ser considerado o mais “normal” dos três.

Ambos personagens tem suas vidas privadas e características únicas, como casas em locais diferentes, carros distintos e habilidades individuais. Cada um tem suas missões especificas, mas muitas missões são feitas de modo cooperativo, exigindo que os 3 personagens sejam conduzidos pela missão simultaneamente. Essa novidade ficou espetacular e colocou um pitada a mais de emoção nas missões que já eram super empolgantes.

Existem também diversas outras atividades além das missões principais. Dá pra jogar tênis, golfe, fazer triatlo, ciclismo, paraquedismo, yoga, mergulho, caça e muito mais. Além disso, pode-se modificar quase tudo no jogo, desde os personagens com tatuagens e roupas, personalização das armas e até os carros em tunnings e várias modificações tornando tudo ainda mais exclusivo.

A diversidade encontrada em Los Santos, a cidade alusiva de Los Angeles e que já foi retratada em GTA San Andreas, não se atem apenas aos detalhes mas à vastidão do mapa. A proporção de tamanho da área urbana até que não é tão grande comparada a Liberty City, cidade alusiva a Nova Yorque retratada em GTA 4, mas considerando-se o mapa integral, incluindo montanhas, áreas rurais e oceanos exploráveis, o mapa ficou realmente gigante.

Além disso, todo esse vasto território pode ser percorrido de formas muito variadas, de bike, moto, carro, avião, helicóptero, lancha, jet sky, submarino e até um dirigível. Ou seja, a diversidade de veículos ficou mais uma vez espetacular, o que já é de praxe da franquia, mas a volta dos aviões foi a melhor das novidades entre os veículos.

A jogabilidade ficou um tanto arcade, considerando-se a simulação proposta em GTA 4, mas isso não tirou a beleza do game. Dá pra considerar apenas isso como um ponto fraco, pois a dirigibilidade dos carros ficou bem alterada, consequentemente facilitando um pouco as coisa mas afetando o realismo, que é o ponto mais forte em quase tudo no game.

Grand Theft Auto 5 ficou tudo e até mais do que se esperava, sendo em alguns aspectos quase perfeito, podendo sem sombra de dúvida ser considerado um jogo nota 10.

Disponível para PS3 e Xbox 360.

Compartilhe:

Autor

Israel Kohlrausch

Israel Kohlrausch

não esperava menos de GTA V, espetacular.