Look, Up in the Sky: The Amazing Story of Superman (2006)

Look, Up in the Sky: The Amazing Story of Superman (2006)

Este é um belo documentário que tenta abordar toda a história do mito do Superman até o ano de 2006, quando tivemos a volta do herói ao cinema. Os produtores foram Bryan Singer e Kevin Burns. São quase 2 horas (110 minutos) onde temos o detalhamento da história da franquia, desde as histórias em quadrinhos, passando pelo rádio, televisão até a telona do cinema. O documentário foi lançado em 20 de junho de 2006, pouco antes do lançamento nos cinemas de Superman Returns. É possível encontrar ele como extra na coleção definitiva de filmes lançada recentemente.

É bem interessante vermos imagens e áudios muito antigos que aqui no Brasil não tivemos acesso, assim como ouvir de alguns atores, diretores, produtores, pesquisadores, autores e até fãs muito importantes que fazem parte dessa trajetória do Homem de Aço na cultura Pop.

look-up-in-the-sky-the-amazing-story-of-superman.17347

Kevin Spacey narra todo o documentário e tenho certeza que vai se surpreender ao ver Mark Hamill participando e declarando seu amor ao personagem. Temos a participação de atores, vivos, que encarnaram o personagem, como Dean Cain (o super havaiano, rs) e Brandon Routh (o super de cêra), além dos coadjuvantes. É muito legal ver como os atores amavam Geroge Reeves e Christopher Reeve, ambos consideramos os ícones na pele do personagem. Temos Noel Neill, Jack Larson da segunda série do homem de aço, estrelada por George, Lesley Ann Warren, que quase foi a Lois no filme, mas viveu a personagem no musical, Jackie Cooper, Margot Kidder, Annette O´Toole, dos filmes eternos de Christopher Reeve, Gerard Christopher e Bill Mumy da série do Superboy. Todos parecem tão honrados e orgulhos de terem participado disso tudo que chega a emocionar. O produtor Ilya Salkind e o lendário diretor Richard Donner também falam um pouco do grande desafio que foi fazer a todos acreditar que o homem podia voar. Até os criadores da insossa Smallville participaram 🙁

A morte de George Reevs é comentada mas não muito explorada, recomendo ver o filme HOllywoodland com Ben Affleck sobre a vida do ator quando atuou como o super. Há um destaque considerável para a passagem de Christopher e sua morte, já que significou muito para os fãs e até mesmo para o fortalecimento da marca Superman.

url

Infelizmente o ponto fraco, na minha opinião, é o pouco conteúdo do herói nos quadrinhos. O momento que ganha mais destaque nos quadrinhos é a morte, quando temos declarações de Mike Carlin e Paul Levitz, e uma leve surpresa com Mark Waid. É bem legal ver Stan Lee falar do super com tanto respeito e admiração, assim como Adam West comentando a importância do mito no sucesso do Batman. E o susto ao ver Gene Simmons falando do Kal-El? Incrível. Vemos um pouco de conteúdo sobre as produções animadas com uma passagem bem rápida pelo clássico dos irmãos Fleischer, superamigos e com um destaque um pouco maior para a série animada de 90, mas com bem pouca informação complementar.

O documentário não consegue se aprofundar muito nos detalhes, mas dá pra entendermos cada era pela qual o super passou e os motivos das quedas ou crescimentos de vendas e as mudanças no personagem. Se você é um fã, simpatizante ou simplesmente curioso quanto ao assunto tenho certeza que vai gostar muito do conteúdo do documentário. Se prepare para se emocionar.

Compartilhe:

Autor

Burita

Burita

se arrepia toda vez que houve a música do John Williams